Musculação

A Aula de Musculação é a modalidade de exercício mais popular do país, e está sempre em constante atualização. Seja nos de tipos de exercícios, aparelhos, alimentação ou suplementação.

A Aula de Musculação traz inúmeros benefícios à saúde e pode ser encaixada facilmente no dia a dia. Mas como toda atividade física, requer disciplina e persistência.

A Aula de Musculação é a melhor forma de estimular o sistema musculoesquelético, mantendo-o ativo e tonificado. É o tipo de exercício que pode ser praticado de forma isolada, ou como complemento a outros tipos de exercícios, como corrida ou boxe, por exemplo.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso passar por uma avaliação física. Assim, é possível montar uma série de exercícios que respeitem os limites e o descanso necessários aos grupos musculares.

Benefícios da Aula de Musculação

Os benefícios da Aula de Musculação são inúmeros, como:

  • Diminuição do estresse;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Prevenção de doenças;
  • Beneficiamento do sistema cardiorrespiratório;
  • Fortalecimento e definição da musculatura;
  • Aumento da massa magra;
  • Redução da gordura corporal;
  • Auxílio no aumento do colesterol HDL – o colesterol bom;
  • Diminuição do colesterol ruim – LDL;
  • Fortalecimento de ligamentos e tendões;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Aumento da taxa metabólica;
  • Redução da pressão sanguínea;

A Aula de Musculação também ajuda a prevenir doenças como:

  • Osteoporose
  • Artrose
  • Diabetes
  • Hipertensão

Indicações

A Aula de Musculação é indicada para todas as pessoas, de adolescentes a idosos, incluindo gestantes e portadores de deficiências. Ela pode ser utilizada tanto para fins estéticos, quanto para a manutenção da saúde, ou mesmo para recuperação e tratamentos. Deve ser sempre orientada e acompanhada por profissionais.

Para que os benefícios se mantenham, é necessário manter a continuidade dos exercícios. Uma vez suspensos, os benefícios também são pausados.

É importante manter-se hidratado durante todo o treino, pois nossa musculatura é composta principalmente de água. Portanto, o ideal é ingerir água diversas vezes durante o treino, sempre em pequenas quantidades. Isotônicos também são indicados durante o treino.

Entre 1 hora e 30 minutos antes do treino é recomendada a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, como carboidratos de lenta absorção. Alimentos integrais, grãos e frutas, por exemplo, são ótimas fontes de energia. Evite sempre carboidratos simples, como pães brancos e doces.

Já após o treino, o ideal é investir em alimentos proteicos, de preferência de origem animal, como frango, ovos e peixes.

Contra indicações

Existem alguns casos em que a Aula de Musculação é contraindicada, são eles:

  • Hipertensão pulmonar grave;
  • Arritmias não controladas;
  • Doença coronariana instável;
  • Insuficiência cardíaca descompensada;
  • Síndrome de Marfan;
  • Dissecção aórtica;

Duração

A duração do treino pode variar de acordo com o objetivo. O mínimo recomendado são 30 minutos de exercícios ao dia, pelo menos 3 vezes por semana.

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