A Aula de Musculação é a modalidade de exercício mais popular do país, e está sempre em constante atualização. Seja nos de tipos de exercícios, aparelhos, alimentação ou suplementação.
A Aula de Musculação traz inúmeros benefícios à saúde e pode ser encaixada facilmente no dia a dia. Mas como toda atividade física, requer disciplina e persistência.
A Aula de Musculação é a melhor forma de estimular o sistema musculoesquelético, mantendo-o ativo e tonificado. É o tipo de exercício que pode ser praticado de forma isolada, ou como complemento a outros tipos de exercícios, como corrida ou boxe, por exemplo.
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso passar por uma avaliação física. Assim, é possível montar uma série de exercícios que respeitem os limites e o descanso necessários aos grupos musculares.
Benefícios da Aula de Musculação
Os benefícios da Aula de Musculação são inúmeros, como:
- Diminuição do estresse;
- Melhora na qualidade do sono;
- Prevenção de doenças;
- Beneficiamento do sistema cardiorrespiratório;
- Fortalecimento e definição da musculatura;
- Aumento da massa magra;
- Redução da gordura corporal;
- Auxílio no aumento do colesterol HDL – o colesterol bom;
- Diminuição do colesterol ruim – LDL;
- Fortalecimento de ligamentos e tendões;
- Aumento da densidade óssea;
- Aumento da taxa metabólica;
- Redução da pressão sanguínea;
A Aula de Musculação também ajuda a prevenir doenças como:
- Osteoporose
- Artrose
- Diabetes
- Hipertensão
Indicações
A Aula de Musculação é indicada para todas as pessoas, de adolescentes a idosos, incluindo gestantes e portadores de deficiências. Ela pode ser utilizada tanto para fins estéticos, quanto para a manutenção da saúde, ou mesmo para recuperação e tratamentos. Deve ser sempre orientada e acompanhada por profissionais.
Para que os benefícios se mantenham, é necessário manter a continuidade dos exercícios. Uma vez suspensos, os benefícios também são pausados.
É importante manter-se hidratado durante todo o treino, pois nossa musculatura é composta principalmente de água. Portanto, o ideal é ingerir água diversas vezes durante o treino, sempre em pequenas quantidades. Isotônicos também são indicados durante o treino.
Entre 1 hora e 30 minutos antes do treino é recomendada a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, como carboidratos de lenta absorção. Alimentos integrais, grãos e frutas, por exemplo, são ótimas fontes de energia. Evite sempre carboidratos simples, como pães brancos e doces.
Já após o treino, o ideal é investir em alimentos proteicos, de preferência de origem animal, como frango, ovos e peixes.
Contra indicações
Existem alguns casos em que a Aula de Musculação é contraindicada, são eles:
- Hipertensão pulmonar grave;
- Arritmias não controladas;
- Doença coronariana instável;
- Insuficiência cardíaca descompensada;
- Síndrome de Marfan;
- Dissecção aórtica;
Duração
A duração do treino pode variar de acordo com o objetivo. O mínimo recomendado são 30 minutos de exercícios ao dia, pelo menos 3 vezes por semana.
Aqui na Corpore, você conta com o auxílio integral de Personal Trainer, poucas pessoas por horário e atendimento personalizado.