Spinning

Você sabe o que é Spinning? Também conhecido como Cycling Indoor, é um exercício aeróbico praticado sobre uma bicicleta ergométrica que simula o ciclismo de rua. 

Este exercício pode ser praticado tanto por homens, quanto por mulheres, com idades entre 15 e 60 anos. Pessoas que buscam por este tipo de exercício geralmente possuem um perfil ativo e preferem atividades com grande gasto energético.

O gasto calórico de uma aula de Spinning pode variar entre 300 a 700 calorias, dependendo da intensidade e tipo de treino. Algumas aulas simulam até mesmo percursos como subidas em montanhas. Alguns modelos permitem ajustar a carga da bicicleta, aumentando ou diminuindo a dificuldade do exercício.

Se o principal objetivo é emagrecer, é preciso acompanhar os batimentos cardíacos. Equipamentos como o frequencímetro são ótimos aliados! Uma boa queima calórica atinge entre 65% e 75% da frequência cardíaca, variando de acordo com a idade do praticante.

Por ser um exercício de alto gasto calórico, tornou-se uma modalidade muito popular – e hoje está presente em academias de todo Brasil. É uma ótima pedida para quem quer variar um pouco no treino do dia a dia.

Benefícios do Spinning

Os benefícios para quem pratica este exercício regularmente são muitos, como:

  • Emagrecimento;
  • Aumento da resistência respiratória e cardiovascular;
  • Fortalecimento dos músculos – principalmente pernas, glúteos, abdômen e região lombar;
  • Queima de gorduras;
  • Redução do colesterol;
  • Controle do diabetes;
  • Minimiza risco de doenças coronarianas;
  • Manutenção da pressão arterial;

Indicações

As aulas de Spinning são altamente recomendadas para pessoas que desejam perder peso, melhorar o fôlego e fortalecer a musculatura, principalmente das pernas e bumbum.

Quando praticado com frequência, é possível notar resultados significativos a partir dos dois primeiros meses. O recomendado é praticar de duas a três vezes por semana, aliada a uma alimentação saudável.

O Spinning também é indicado para pessoas que precisam evitar sobrecarregar os joelhos com muitos impactos, como os ocasionados pela corrida.

Contra indicações

As aulas de Spinning são contra indicadas nos seguintes casos:

  • Pessoas com problemas cardíacos severos;
  • Alto grau de comprometimento dos joelhos e coluna;

Duração

As aulas de Spinning têm duração média de 50 minutos.