Aplicação de Botox

Aplicação de Botox

Quem não deseja manter a pele sempre firme e lisinha? Com o tempo, até movimentos cotidianos como mastigar, franzir a testa ou sorrir, eventualmente favorecem o aparecimento de sinais e linhas de expressão.

Existem ainda pessoas que por fatores como predisposição genética, exposição ao sol excessiva ou tabagismo, estão mais propensas a sofrerem com o envelhecimento precoce da pele.

Mas seja qual for o motivo, ninguém está imune aos efeitos dos anos em nossa pele.

Felizmente, para aqueles que desejam uma aparência mais jovem e viçosa, a aplicação de Botox ® no rosto surge como uma solução. É claro que o procedimento não se resume apenas ao rosto, mas a procura para rejuvenescer essa região é a mais procurada.

O que é Botox ®?

A Toxina Botulínica, conhecida popularmente como Botox ®, é uma substância derivada da bactéria Clostridium Botulinum. Foi descoberta nos anos 80, inicialmente para fins medicinais. Atualmente, a principal função deste procedimento é estética. Em alguns casos, também é recomendada para usos terapêuticos.

De modo geral, a Toxina Botulínica paralisa, de forma temporária, o funcionamento do músculo onde o produto foi aplicado. Com isso, é possível observar o desaparecimento de algumas expressões faciais indesejadas. Ela também ajuda a prevenir o aparecimento de rugas dinâmicas (visíveis apenas com o rosto em movimento), justamente pelo bloqueio temporário dos músculos locais.

Como é feita a aplicação da Toxina Botulínica

Em primeiro lugar, é importante frisar que a aplicação do Botox ® deve ser feita em uma clínica ou consultório de confiança.

O procedimento é feito através da injeção da substância nos pontos escolhidos pelo paciente. A preparação consiste na aplicação de uma anestesia local alguns minutos antes do procedimento.

Estes passos visam a redução da dor ou incômodo ao paciente. Graças a isso, e ao fato das agulhas serem bastante finas, as reclamações de dores são raras.

Efeitos da Aplicação de Botox ®

Após a aplicação, deve-se evitar ficar deitado nas 4 horas imediatamente após o tratamento, manipular a área tratada (limpeza facial ou massagem) e atividades que possam provocar aquecimento (como exercício físico e exposição ao sol).

Os efeitos da aplicação do Botox ® podem ser notados, geralmente, a partir de 4 dias após o procedimento. O retoque é realizado após 2 semanas.

Os resultados podem ser observados de forma estável entre 3 e 4 meses. Em alguns casos, podem se estender até 6 meses. Entretanto, é importante salientar que os benefícios variam muito de pessoa para pessoa.

Indicações

Em casos estéticos, a aplicação de Toxina Botulínica é indicada para combater rugas, marcas de expressão, bem como arqueamento das sobrancelhas. Além das questões estéticas, existem outras finalidades para a aplicação do Botox ®. Este método muitas vezes é indicado para alguns tratamentos terapêuticos. Confira abaixo os detalhes das indicações.

Em casos estéticos, é possível realizar a aplicação de Botox ® facial:

  • Na testa;
  • Ao redor da boca e lábios;
  • Ao redor dos olhos, os famosos pés-de-galinha (rugas periorbiculares);
  • Entre as sobrancelhas;
  • No pescoço e colo;
  • Sorriso gengival;

Contra indicações

A aplicação da Toxina Botulínica não é indicada para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Também para pessoas que apresentam alergia a quaisquer componentes de sua formulação. Portadores de doenças neurológicas, neuromusculares e coagulopatias não devem realizar este procedimento.

Este procedimento também não é o mais recomendado para pessoas que desejam tratar o “Bigode Chinês” (rugas nasogenianas). Neste caso, o método mais indicado é o de Preenchimento.

Duração do procedimento

A aplicação de Botox ® no rosto, dura em torno de 30 minutos. Para outras regiões, este procedimento pode variar, dependendo da extensão da área a ser tratada.