Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que tem como objetivo estimular o sistema linfático.

Ele é responsável por controlar o nosso sistema imunológico, filtrar o sangue e remover toxinas prejudiciais ao nosso organismo. 

Por vezes, é possível que esse sistema fique lento, ou apresente algum tipo de bloqueio.

A drenagem deve ser feita sempre na direção dos vasos linfáticos, conhecidos popularmente como ínguas. Os movimentos devem ser leves e com pouca pressão, sempre terminando em algum gânglio linfático.

É possível fazer drenagem linfática tanto no rosto, quanto no corpo, inclusive no couro cabeludo.

Benefícios da Drenagem Linfática

Este tipo de massagem ativa a circulação sanguínea, auxiliando a eliminação do excesso de líquidos e toxinas acumulados nas células. A técnica também tem ação relaxante, fortalece o sistema imunológico e ajuda a melhorar ações anti-inflamatórias no organismo.

Um dos principais benefícios da Drenagem Linfática é a diminuição de inchaços e da celulites. Sua ação também facilita a quebra da gorduras na corrente sanguínea. Entretanto, o procedimento em si não proporciona o emagrecimento, apenas auxilia esse processo. O ideal é que seja utilizada junto a exercícios físicos regulares e uma boa alimentação.

Indicações

A Drenagem Linfática é indicada para:

  • redução da retenção de líquidos;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • eliminação de edemas faciais ou corporais;
  • pós-operatório de lipoaspiração;
  • combate a celulite e gordura localizada;
  • relaxamento corporal;

Contra indicações

A Drenagem Linfática é contraindicada para pessoas que possuem problemas venosos, como trombose. Também não é aconselhada para pessoas com hipertensão, infecções agudas, bronquite, asma, insuficiência cardíaca e câncer.

De qualquer forma, é sempre indicado consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de procedimento.

Duração do procedimento

A sessão da Drenagem Linfática dura entre 30 e 50 minutos, e é indolor. Para melhores resultados, é recomendada de 1 a 3 sessões por semana, dependendo do objetivo desejado.