Pilates Fitness

O Pilates Fitness é uma das modalidades do Pilates desenvolvida por Joseph Pilates. Tem sido muito procurada por pessoas que desejam uma vida mais saudável, mas não são muito adeptas a academias.

Esta modalidade vem se apresentando como uma ótima opção para quem quer manter a forma e busca exercícios de baixo impacto. Trabalha todo o corpo e se baseia nos princípios básicos do Pilates, que são: concentração, respiração e controle.

As aulas de Pilates Fitness são bastante dinâmicas. Dificilmente uma aula é igual a outra, pois as opções de atividades são bem variadas. As aulas sempre contam com vários tipos de exercícios, que podem ser executados de diversas formas, tanto no solo, quanto em aparelhos.

Benefícios do Pilates Fitness

Quem pratica Pilates pode observar diversos benefícios ao longo da prática. É possível notar o fortalecimento muscular, regulação da pressão arterial, redução de riscos cardíacos, evolução do condicionamento físico e controles mental e emocional.

Além disso, com esta prática, ainda é possível conquistar:

  • Alívio de tensões musculares e dores crônicas;
  • Alongamento muscular;
  • Redução da ansiedade e estresse;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhora na coordenação motora;
  • Respiração.

É muito comum as pessoas questionarem se o Pilates Fitness auxilia no emagrecimento. Comprovadamente, ele auxilia sim na perda de peso, mas o método sozinho não faz milagre. Para que a pessoa realmente veja os resultados, é necessário manter uma rotina saudável, com uma alimentação balanceada e, se possível, intercalar com outras atividades físicas, como corrida ou Spinning.

Indicações

O Pilates Fitness é indicado para pessoas que buscam melhorar seu condicionamento físico ou desejam reduzir medidas. Também para a definição dos músculos e aprimoramento da boa forma. Contudo, é válido ressaltar que a prática em si não tem como objetivo a hipertrofia (aumento de massa muscular).

Contra indicações

O Pilates Fitness não é indicado para pessoas que tenham problemas de saúde mais graves, ou estejam buscando apenas reforço muscular. Contudo, o ideal é sempre buscar a orientação de um profissional. Ele deve entender a situação do paciente para recomendar os exercícios e a frequência com a qual essa prática deve ser realizada.

Duração

As aulas têm duração aproximada de 55 minutos.