Pilates para Gestantes

O Pilates para Gestantes é uma atividade física muito indicada para esta fase da vida da mulher, seja pré ou pós-parto. Os exercícios proporcionam mais saúde, conforto e equilíbrio.

O Pilates para Gestantes auxilia a futura mamãe em todas as fases da gestação, através de exercícios controlados, sempre visando os cuidados necessários para cada um dos trimestres gestacionais. Cada fase requer movimentos específicos, focados em atender as necessidades da gestante.

De forma geral, esta modalidade tem como objetivo o fortalecimento e alongamento do corpo, e a gestante poderá ver os benefícios até mesmo no pós-parto.

Benefícios do Pilates para Gestantes

O Pilates para Gestantes oferece diversos benefícios para a gestante. Além de auxiliar a suportar melhor o peso da barriga, ajuda combater inchaços e oferece fortalecimento da pelve (que ajuda o nascimento no parto normal). Também é possível colher os benefícios no pós-parto, uma vez que os exercícios ajudam a diminuir a incontinência urinária.

Ainda é possível obter benefícios como:

  • Melhora da respiração;
  • Maior oxigenação para o feto;
  • Auxilia no controle do peso;
  • Controla as dores e desconfortos nas costas, lombar, pernas, pés e articulações;
  • Auxilia no condicionamento físico como um todo;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Combate o estresse e alivia tensões;
  • Promove relaxamento e bem-estar para o bebê;
  • Ajuda reduzir câimbras e inchaços;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Minimiza a propensão em desenvolver diabetes e hipertensão gestacional;
  • Melhora a postura.

Indicações

O Pilates para Gestantes é indicado para mulheres que desejam preparar seu corpo adequadamente, antes, durante e depois da gestação. Com a prática constante dos exercícios, é possível notar uma redução considerável das dores e desconfortos durante todo o período da gestação e também após parto.

Lembrando que o Pilates para Gestantes deve sempre ser orientados por instrutores de Pilates. Esse profissionais devem ser, preferencialmente, fisioterapeutas ou ou ter formação em educação física.

Contra indicações

A contra indicação do Pilates para Gestantes se aplica apenas em casos em que a mãe ou o bebê não se encontrem em condições saudáveis. Ou seja, em casos de gravidez de risco. Contudo, é importante sempre acompanhar alguns indicativos antes de iniciar os exercícios, como:

  • Dores no peito;
  • Dores abdominais;
  • Falta de ar;
  • Pressão alta;
  • Disritmia cardíaca;
  • Sangramento vaginal;
  • Contrações fortes;

É fundamental que o obstetra tenha conhecimento que a grávida pratica Pilates como atividade física. Em alguns casos, como o diagnóstico de doenças pulmonares, cardíacas ou pré-eclâmpsia, a gestante deve-se abster totalmente da prática de exercícios. Principalmente se de alguma forma as práticas apresentarem risco para saúde da mãe ou do feto.

Duração

A duração de uma aula de Pilates para Gestantes é de aproximadamente 1 hora. São recomendadas de 2 a 3 aulas semanais para a gestante sentir os benefícios da prática.