Pilates para Idosos

O índice de pessoas na terceira idade é crescente em várias localidades do mundo, inclusive no Brasil. A grande preocupação que gira em torno deste tema é a possibilidade de uma boa qualidade de vida e bem-estar.

Com o avanço da idade, é muito comum o aparecimento de problemas relacionados à diminuição da resistência física e flexibilidade. E isso gera vários problemas, como a dificuldade para executar atividades simples do dia a dia.

Por isso, é muito importante manter uma rotina saudável, com uma alimentação balanceada, qualidade no sono e principalmente atividade física regular. E é aqui que Aulas de Pilates para Idosos pode ser uma excelente opção, principalmente por ser uma atividade de baixo impacto. As aulas podem ser personalizadas, de acordo com as necessidades e condições físicas do idoso.

Os Exercícios de Pilates para Idosos podem ter diversas variações. É possível oferecer Aula de Pilates Solo para Idosos, realizado em um colchonete, sem uso de aparelhos. Nesses casos, são utilizados rolos e elásticos. Também é muito recomendado exercícios de Pilates com Bola para Idosos, que auxiliam muito no ganho de equilíbrio.

Benefícios do Pilates para Idosos

O Pilates traz inúmeros benefícios para os Idosos. Dentre eles, podemos ressaltar:

  • Melhora do equilíbrio, reduzindo a possibilidade de quedas;
  • Aumento da força muscular, diminuindo as dificuldades com atividades do dia a dia;
  • Redução de dores de diversos tipos, como articulares, musculares, na coluna, dentre outras;
  • Melhora a autoestima, visto que se sentem mais confiantes para realizar suas atividades rotineiras;
  • Melhora emocional, visto que se sentem mais independentes;
  • Alívio do estresse;
  • Previne lesões;
  • Aumenta flexibilidade e mobilidade;
  • Melhora o reflexo motor e equilíbrio;
  • Melhora a velocidade de andar;
  • Ajuda a controlar a depressão;
  • Fortalecimento do assoalho pélvico, evitando a incontinência urinária;
  • Corrige a postura, melhorando o alinhamento da coluna vertebral;
  • Melhora da função pulmonar;
  • Auxilia no controle da diabetes e doenças cardiovasculares;
  • Contribui no controle da artrite;
  • Auxilia na manutenção da densidade óssea e previne a osteoporose;
  • Ajuda na melhora do sistema do corpo como um todo, incluindo circulatório, ósseo, neurológico, dentre outros.

E sem dúvida, um dos maiores benefícios do Pilates, é a possibilidade de envelhecer de forma ativa e com saúde.

Indicações

O Pilates para Idosos é altamente recomendado para idosos que desejam levar uma vida com mais saúde e disposição. Dessa forma, serão capazes de realizar suas atividades diárias com muito mais independência e autoconfiança.

O Pilates para Idosos também é altamente indicado para pacientes que apresentam Parkinson e Alzheimer. Pessoas com estas condições devem ser sempre avaliadas e acompanhadas por profissionais qualificados.

Contra indicações

A única contra indicação do método ocorre em casos de lesão do sistema músculo-esquelético, com dores intensas ou fraturas. Após esta fase, já é possível iniciar a reabilitação através dos exercícios de Pilates para Idosos, sempre com o acompanhamento de um profissional.

Duração

A duração da aula é de aproximadamente 50 minutos, sendo recomendado de 2 a 3 sessões por semana.